15
mar
2017
4

Como se dar bem na entrevista de emprego – Parte I

Presta atenção nessas dicas pra você se dar bem entrevista de emprego. Nem pisca!

Você está na vasta lista de desempregados deste nosso Brasil (ou apenas quer arriscar mudar de emprego)? Separei alguns aspectos que EU julgo muito importantes e que percebo no meu dia a dia ao analisar vários currículos e entrevistar candidatos.

entrevista de emprego

Algumas dicas podem parecer óbvias, mas não são, pois muito do que irei falar aqui faz parte das maiores queixas dos recrutadores e pode responder o porquê você não conseguiu aquela vaga. É preciso se preparar antes 😉

1 – Cuide das suas redes sociais.

modelo de perfil do facebook

Muitos recrutadores checam suas redes sociais para analisar o seu perfil. Então, faça uma limpa e deixe como conteúdo público somente os posts e as fotos que realmente irão demonstrar o perfil profissional que você deseja passar. Se suas redes só demonstram uma pessoa que vive na farra ou que só pensa em dormir, já não irá causar uma boa impressão.entrevista de emprego

“Ah Helen, mas o facebook é meu e eu posto o que eu quiser”, continue com este tipo de pensamento e dificulte sua vida profissional! Você precisa se vender, poste sobre o que está lendo, sobre coisas da carreira que quer seguir. E a foto de perfil? Nada de óculos escuro, utilize imagens claras, limpas e sem vulgaridade. As pessoas veem aquilo que você mostra, claro!

2 – Envie um currículo objetivo.

curriculoO currículo precisa conter informações realmente diretas, claras. Para informações pessoais, coloque sempre sua idade e estado civil. No endereço, apenas o bairro e a cidade, não precisa informar seu CEP. Também não acho que CPF e RG são necessários no currículo (só informe quando for solicitado). Liste suas experiências informando o nome da empresa, o período em que ficou lá (mês e ano), os cargos que ocupou e uma síntese das atividades que desenvolveu. Uma boa dica é colocar contato de referências das empresas que pelas quais passou. Irei dar dicas somente para currículos em um próximo post.

3 – Pesquise sobre a empresa.

de olho na empresa da entrevista de emprego

Mas pesquise mesmo! Olha site, redes sociais, pesquisa na internet e leia tudo o que achar sobre a empresa, para não chegar lá e dar como resposta “dei uma olhada” quando te perguntarem o que você sabe sobre a empresa. Investiga tudo que ela faz, os trabalhos, projetos, entenda a missão da empresa, veja os valores que ela julga importantes. E tudo isso você geralmente encontra no site. Não precisa decorar tudo, mas foca nos pontos importantes, na hora da entrevista isso vai fazer diferença. Faz o dever de casa hein!

4 – Se informe.

jornal hoje entrevista de emprego

É super importante estar atualizado com as notícias do país e do mundo, não tem jeito, você precisa estar informado. Busque informações da sua área de atuação; se vai procurar vaga em uma agência de publicidade, por exemplo, você pode pesquisar as campanhas de sucesso, além é claro das campanhas da própria empresa que está te entrevistando. O que há de mais novo no mercado naquela área? Busque por cases de sucesso. Tente entender o que acontece com a economia e a política, por que elas afetam tudo. Ps: usei a imagem do Jornal Hoje por que foi com ele, lá na minha adolescência, que eu comecei a prestar atenção no que acontecia no país e percebi o quanto é importante obter informações, mas tu pode escolher o meio (confiável, por favor) de se manter informado, há inúmeras possibilidades, não tem desculpas para desinformação.

5 – Se vista adequadamente.

roupa para entrevista de emprego

É óbvio, mas as vezes uma galera vacila. Vai lá na dica 3, você já pesquisou sobre a empresa? Então veja se encontra fotos dos funcionários na própria empresa, observa como são os estilos deles, como se vestem, assim você já vai ter uma noção. Se você vai numa entrevista de uma empresa super descolada, vá à caráter. Mas no caso de não conseguir definir o perfil da empresa, utiliza uma make mais leve, acessórios simples, roupa discreta, confortável e com cores sóbrias. Na dúvida, usa uma calça de lavagem escura e uma camisa social.

6 – Não se atrase.

Entrevista de emprego

Se a sua entrevista está marcada para 08:00, programe-se para chegar 07:30 e chegue até 07:45. Atraso causa uma péssima impressão. Veja a melhor rota para chegar ao local, e conte com contratempos. Coloca 3 despertadores para garantir e não confia na função soneca do seu celular. É bom dormir bem, não coma nada diferente do habitual para garantir a boa noite de sono.

7 – Atenção na linguagem corporal.

linguagem-corporal-entrevista-de-emprego

Você já está sendo analisado antes mesmo de chegar (Dica 1), imagina no momento que você chega e está aguardando ser chamado? Haha, abre o olho! Atenção com a sua postura, gestos faciais, não demonstre impaciência mesmo que o recrutador se atrase, não fique mascando chiclete ou comendo, não roa a unha, não fique bocejando e nem se distraia no whatsapp.entrevista de emprego Relaxe, respire devagar, observe o ambiente, as pessoas que trabalham lá, o jeito como se comportam, leia algum informativo que esteja no local, canta mentalmente a sua música favorita e vai ao banheiro pra checar a roupa e o rosto.

8 – Sinceridade é a chave.

a entrevista de emprego

Pronto, chegou a hora da entrevista! Mantenha a postura e controle a respiração. Responda o que for perguntado de forma objetiva, se não souber a resposta, não invente, você pode se atrapalhar, falar muito e não dizer nada. Se a entrevista for com vários candidatos ao mesmo tempo, seja participativo, demonstre interesse na pessoa que está conduzindo, preste atenção no que os demais candidatos falam, não fique olhando para o teto ou fazendo caras e bocas. Não precisa ser um robô, sorria, seja simpático. Quer a vaga? Então se faça ser visto de maneira positiva, esteja com a cabeça na entrevista e não no que você vai fazer amanhã, mantenha o foco, olho no olho. Se alimente antes da entrevista, barriga vazia vai atrapalhar o seu raciocínio.entrevista de emprego

Ufa!! São muitas informações, mas essas são só as iniciais, terão mais na Parte II. E também vou escrever um post só com dicas de perguntas e respostas para entrevista de emprego. Pode colocar sua dúvida aqui nos comentários ou no perfil do insta @clubededivasinsta 😀

Beijos,

Helen Miranda.

4

Leave a Reply